Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Girls on the Rocks

Este fim de semana eu e a Catarina estivemos na Serra da Estrela, num encontro de escaladorAs! Foi excelente, com muita motivação e muita alegria.

Fizemos um dia de bloco na Pedra do Urso que é mesmo um local excelente com blocos de todos os tipos e dificuldades. No segundo dia estávamos todas rebentadas, com dores nos braços e costas e decidimos ir para a “Placa da Francelha” fazer vias para exercitar as pernas e a cabeça e dar descanso aos braços.
Placa da Francelha infestada de miúdas!
Catarina a blocar

Este foi o primeiro fim de semana em que estive a acampar, desde que comecei a tomar insulina. Normalmente faço fins de semana destes muito regularmente, mas como me lesionei no pé, nos últimos tempos estive mais “caseira”. Tive mais alguma dificuldade em acertar com as unidades de insulina do que normalmente. Sobretudo porque nestes dias acabamos por fazer tudo fora da rotina: as refeições, os horários, as actividades, é tudo diferente. Também percebi que conservar a insulina a temperaturas adequadas nestas actividades vai começar a ser um desafio - às vezes não há sombras, estamos o dia todo ao sol e as temperaturas estão a aquecer…

Aproveitei também o facto de ter a Catarina ao pé, com os seus quase 30 anos de convivência com a diabetes e a insulina, para tirar muitas dúvidas e continuar a aprender sobre esta gestão diabetes/ desporto/ alimentação.

Eu agarrada à rocha e felizzz
E em termos de escalada não podia ter sido melhor. Desde que voltei a escalar após a lesão só tinha feito coisas muito fáceis. No bloco tive oportunidade de fazer muita força em travessias e blocos baixinhos sem arriscar voltar a magoar-me no pé. Foi tão, tão bom voltar a poder esforçar-me ao máximo e escalar até não ter mais pele nas mãos nem força nos braços! E que saudades tinha de ficar toda partida :)

No feriado há mais!
O grupinho fanático :)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O Tempo é relativo



Para quem costuma planear toda a vida à volta da escalada, de repente não poder escalar é estranho. 

Quando me lesionei, de repente o tempo abrandou! Simplesmente não podia “andar a correr” e tinha que fazer tudo lentamente. Passei a ter os fins de semana livres, as noites livres, etc. E já nem me lembrava de como é que se “arranja” coisas para fazer. 

Aproveitei para visitar família e para por algumas tarefas de casa em dia. Também aproveitei para ler muito e para aprender muito sobre nutrição e sobre contagem de hidratos de carbono. Na verdade aprendi imenso sobre esse tema e descobri que tinha uma série de ideias erradas e que complicavam os meus cálculos sobre quantas unidades de insulina devia dar para cada tipo de alimento… Também comecei a usar uma aplicação para contagem de hidratos de carbono que me tem ajudado bastante. Um dia destes faço 1 post sobre isso… mas como entretanto já estou a voltar ao meu ritmo acelerado, esse post pode demorar 1 bocado :)